quarta-feira, 2 de junho de 2021

Morte por Covid: Arquidiocese de Natal emite nota pelo falecimento do Padre Francisco Erivaldo, 41 anos

 





A Paróquia da cidade de Afonso Bezerra, no interior Potiguar, perdeu o Padre Francisco Erivaldo, vítima de complicações da Covid-19.

LEIA NOTA DA ARQUIDIOCESE DE NATAL

A Arquidiocese de Natal comunica, consternada, o falecimento do Padre Francisco Erivaldo Barboza (Naldo), nas primeiras horas da tarde desta terça-feira, 1º de junho, na Policlínica Natal, por complicações decorrentes da Covid-19, aos 41 anos de idade. Ele começou a sentir os primeiros sintomas, no início do mês de maio, em Afonso Bezerra. Foi transferido para a capital e, desde o dia 7, estava internado na UTI da Policlínica.

O sepultamento deverá ocorrer na cidade de Itajá (RN), obedecendo aos protocolos de biossegurança.

Padre Naldo nasceu em 22 de julho de 1979, em Itajá, e foi ordenado sacerdote em 14 de agosto de 2014, na Catedral Metropolitana de Natal, por Dom Jaime Vieira Rocha. Após a ordenação, foi nomeado vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Ceará-Mirim. Em 15 de agosto de 2015, foi transferido para a Paróquia de São José Operário, em Jandaíra, onde ocupou a função de administrador paroquial, ficando lá até 13 de agosto de 2019, quando passou a ser pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Graças, de Afonso Bezerra.

A Arquidiocese de Natal agradece à equipe médica e aos demais profissionais da saúde por todo o empenho durante o tratamento do Padre Francisco Erivaldo, ao mesmo tempo em que agradece a todos aqueles que se uniram em orações constantes, nestes dias.

Aos seus familiares, especialmente seus pais e irmãos, aos paroquianos, ex-paroquianos, amigos e aos membros de nosso clero, desejamos que este momento de dor seja atravessado na firme confiança no Deus da Vida e na esperança da feliz Ressurreição. Que o Senhor, Sumo e Eterno Sacerdote, acolha este nosso irmão e fiel colaborador entre os Seus eleitos.

Homem rouba fios de residências na comunidade Badaruco

 

Por volta do meio dia desta terça -feira, 1, um morador da Comunidade Badaruco, zona rural de São José do Seridó, avistou um homem em atitudes suspeitas.

O morador contou que ao terminar seu almoço, por volta das 12 horas, viu o indivíduo cortando uns fios de casa onde ele está trabalhando. Ele informou que cerca de 120 metros de fios foram levados pelo meliante. O cidadão conta ainda que ainda tentou abordar o acusado mas ele desbrenhou mata adentro e não houve mais condições de alcança-lo.

Segundo o morador o individuo de estatura alta e magro, usando mochila nas costas nas cores vermelho e preto, máscara, camisa branca com desenhos.

PM de São José do Seridó foi acionada, já se dirigiu a localidade mas até o presente não havia encontrado o indivíduo conforme características citadas pelo morador da localidade.

Por Carlos Felipe

Congresso derruba vetos de Bolsonaro a projeto que prorrogou auxílio para setor cultural

 


Congresso Nacional derrubou nesta terça-feira (1º) os vetos do presidente Jair Bolsonaro ao projeto que prorroga o auxílio emergencial para profissionais do setor cultural, estabelecido pela Lei Aldir Blanc.

A lei que garantiu o pagamento do auxílio emergencial para o setor cultural foi aprovada em 2020, em razão da pandemia.

O montante liberado ano passado foi de R$ 3 bilhões. Um atraso na regulamentação da lei, porém, fez com que R$ 773,9 milhões não fossem executados.

Com isso, houve a necessidade de aprovar, em 2021, esse novo projeto, que prorrogou os prazos para a aplicação dos recursos. O texto, no entanto, foi vetado por Bolsonaro.

Análise dos vetos


Como o projeto é de autoria dos senadores, a Casa foi a primeira a analisar e a aprovar a derrubada dos vetos, o que foi seguido pelos deputados.

Em razão da pandemia, a sessão do Congresso, que normalmente é feita em uma sessão presencial conjunta, tem sido feita de forma remota e, portanto, as Casas fazem votações separadas.

A rejeição dos vetos foi feita após acordo de lideranças partidárias, incluindo o governo.

Um dos dispositivos retomados com a derrubada do veto é a prorrogação automática, por dois anos, dos prazos para aplicação dos recursos para realização de atividades culturais dos projetos já aprovados.

A justificativa do governo para o veto é que a medida contraria o interesse público, já que o prazo estabelecido é “extenso para uma prorrogação automática”.

Outro dispositivo que havia sido vetado, e que agora será retomado, é a autorização para que estados e municípios possam utilizar, até o fim de 2021, o saldo das contas criadas para receber as transferências da União.

A justificativa do Executivo é que os créditos extraordinários têm vigência apenas no exercício financeiro que foram autorizados – isto é, só poderiam ser usados em 2020.

Os parlamentares também retomaram um trecho que explicitava a destinação para o saldo remanescente. Agora, os recursos devem ser usados para pagar:

renda emergencial mensal aos trabalhadores e trabalhadoras da cultura;
editais, prêmios, aquisição de bens e serviços do setor cultural e outros instrumentos para manter os espaços, cursos e atividades das atividades artísticas.

Posto de combustíveis é assaltado duas vezes no mesmo dia em Caicó



 Nessa terça-feira (01) um posto de combustíveis no município de Caicó, na Região Seridó do Rio Grande do Norte, foi assaltado duas vezes em um intervalo menor que oito horas. Segundo o proprietário do estabelecimento, esse é o terceiro assalto no mês. Os crimes aconteceram em um posto no bairro Boa Passagem. (VEJA VÍDEO AQUI).

O primeiro assalto foi registrado pelas câmeras de segurança do circuito interno às 4h41 da madrugada. Nas imagens, é possível ver que o frentista estava na recepção conversando com clientes, quando um homem chega de bicicleta e anuncia o assalto. Armado com uma faca, o criminoso leva o celular e a carteira do cliente e o dinheiro que o funcionário do posto tinha no bolso. O frentista já tinha tido a aliança roubada no outro assalto que ocorreu no mês.

O segundo assalto nesta terça aconteceu por volta das 12h. Dois criminosos chegaram em uma moto e um deles estava armado com uma pistola. Segundo as vítimas contaram à PM, os bandidos foram bem agressivos e rapidamente roubaram o dinheiro dos dois frentistas. A quantia levada não foi divulgada.

A reportagem ainda destaca que além desses três assaltos no período de um mês (dois nesta terça e um no dia 3 de maio), esse posto de combustíveis também foi alvo do mesmo crime em outras quatro oportunidades no ano passado. O proprietário disse que não aguenta mais e fez um apelo às autoridades para tomarem providências.

Os casos serão investigados pela Polícia Civil.

G1RN