terça-feira, 2 de junho de 2020

Momento animal: conheça a história da ursa que viveu durante 10 anos numa jaula inundada


A vida foi muito dura com a ursa Dasha, por pelo menos 10 anos. Vivendo presa em uma jaula com outro urso, o local ficava em frente a um restaurante em Yerevan, na Armênia. Além de viver em cárcere total, os ursos ainda tinham que lidar com a inundação na jaula por conta da proximidade do rio, e acabavam ficando submergidos até os ombros.
Estresse, fome, inundação, eram apenas alguns dos problemas enfrentados pelos mamíferos. Felizmente, em outubro de 2017, o International Animal Rescue (IAR) e a Fundação para a Preservação da Vida Selvagem e Ativos Culturais (FPWC) convenceram os proprietários do restaurante a entregarem os ursos, que foram transferidos para um santuário.
Ali, iniciava uma nova fase para Dasha e Misha, o casal de ursos. Depois de hibernar durante o inverno, uma surpresa para os funcionários: Dasha havia dado à luz a dois filhotes fofos e saudáveis.
Foto: International Animal Rescue - IAR
Foto: International Animal Rescue - IAR
Ninguém sabia que ela estava grávida, mas a notícia não poderia ter sido mais agradável, afinal, eles já iriam crescer em um ambiente de floresta natural com muito espaço para explorar, diferente da vida que a sua mãe teve.
Foto: International Animal Rescue - IAR
Foto: International Animal Rescue - IAR
“Ela recebeu todo o cuidado necessário após ser resgatada, recebeu frutas, vegetais, nozes e mel suficientes para ganhar peso e gordura antes da hibernação, mas ninguém imaginou que seu bom apetite fosse resultado da gravidez”, disse Vicky Mkrtchyan, coordenadora de projetos ambientais da FPWC. “A gravidez dos ursos passa despercebida e eles dão à luz durante a hibernação, então só vimos os filhotes quando ela saiu de seu esconderijo.”
Foto: International Animal Rescue - IAR
Foto: International Animal Rescue - IAR
Os filhotes ficarão com Dasha até a próxima primavera, e serão avaliados quanto à possível liberação de volta à natureza, desde que eles tenham condições de procurar sua própria comida até lá. Enquanto isso, a pequena e unida família é vista desfrutando todos os espaços juntos e livres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário